9.8.10

Gravidez: Como sobreviver ao calor

Só quem está (ou já esteve) grávida no Verão sabe como é difícil arrastar as pernas e como todo o corpo se torna ainda mais pesado. Os tornozelos incham, os pés não cabem nas sandálias, os anéis não entram nos dedos! Um sofrimento!
As pernas e os pés inchados são um sintoma normal da gravidez, sobretudo nos últimos meses, esteja frio ou calor. No Verão torna-se mais intenso e incomodativo.
Respeitar o nosso corpo e o nosso "estado" é a primeira e a mais importante forma de atenuar alguns sintomas.
Normalmente, as pernas inchadas não doem mas com o avançar do dia o inchaço vai-se agravando e, por vezes, ao fim do dia podemos sentir-nos uns autênticoas elefantes!:)
Para evitar tal situação, é necessário evitar estar muito tempo em pé e manter as pernas elevadas por alguns momentos ao longo do dia. Infelizmente, nem todas as profissões permitem as mulheres sentarem-se por alguns momentos.
Aplicar um creme refrescante antes de deitar é também uma boa medida para que a noite seja mais agradável, assim como colocar uma almofada debaixo dos pés para os manter elevados (ultimamente as almofadas têm sido as minhas melhores amigas!).
Usar calçado confortável e que não seja totalmente raso alivia também o edema.

Aumentar o consumo de água é essencial para mãe e filho e não esperar até ter sede. A sede é um sinal de que o organismo já entrou em défice de hidratação. Aconselham-se, pelo menos, dois litros diários.
O modo como comemos também influencia o nosso estado em geral. Devem-se preferir refeições leves, alimentos frescos, muita fruta, iogurtes, grelhados e saladas (muito mas muito bem lavadas). Opções saudáveis e que bem sabem quando está calor!
Estar muitas horas sem comer faz com nos sintamos indispostas, com tonturas e com aquela sensação horrível de desmaio (infelizmente já passei por essa situação), por isso fazer pequenas refeições intercalares evita quebras de tensão e hipoglicemia.
Na praia ou na rua devemos fazer como se o bébé já estivesse cá fora, ou seja, protejer-nos do calor e manter-nos o mais tempo possível ao fresco (sempre com as pernas elevadas!), usar protector solar para evitar escaldões e o aparecimento de manchas. 
Nadar no mar ou na piscina é um óptimo exercício e contribuirá para o nosso bem-estar e com a vantagem que dentro de água poderemos sentirmo-nos mais...leves!

Ahh... já agora, evitem a bola de berlim e prefiram fruta fresquinha!


Beijinho a todas a grávidas da M e do S.



1 comentário:

(in)sóni@ disse...

Sei bem o que é sentir-me um elefante...
Também estou grávida :D
Ainda vou nas 12 semanas, mas sendo esta a minha terceira vez nestas andanças já sei bem o que me espera :)
E o pior é que sou menina para engordar vinte e muitos quilinhos e transformar-me verdadeiramente num animal gigantesco!

Muitos parabéns e as maiores felicidades para ti e para o S. :)